Comunidades do Arapiuns serão contempladas com ensino médio; Há 6 anos vereador Júnior Tapajós acompanha a luta

A primeira reunião do Conselho Comunitário da Resex Tapajós/Arapiuns aconteceu sábado, (13), na comunidade Mentae, rio Arapiuns e contou com lideranças de 48 comunidades. Entre as pautas debatidas, o vereador Júnior Tapajós repassou a informação que a comunidade já espera há pelo menos 18 anos, a implantação do ensino médio.

Foto: ASCOM Ver Júnior Tapajós

Segundo a diretora da Escola São Sebastião, Marilange Pereira, esta é uma luta de décadas que chegou ao fim e que atenderá pelo menos 9 comunidades da região. Pessoas que concluíram o ensino fundamental em 2001, agora terão a oportunidade de continuar seus estudos dentro da própria comunidade.

“A chegada do ensino modular em nossa região irá fortalecer nossas comunidades. Agora os pais poderão realizar o sonho de ver seus filhos concluindo os estudos sem ter que dividir a família, que é o que acontece na maioria das vezes com aqueles que arriscam a mandar seus filhos para a cidade, sem condições de manter esses adolescentes por lá”, disse a diretora.

De acordo com o vereador júnior Tapajós, que há pelo menos 6 anos acompanha a luta da comunidade pelo ensino médio modular, a persistência da comunidade e direção escolar, foi fundamental para que esse dia de vitória chegasse.

“Com a mudança do Governo do Estado, conseguimos avançar nesta pauta, sempre com a ajuda de parceiros importantes como a Organização Tapajoara, 5ª URE, Câmara, Prefeitura, ICMbio e da própria comunidade”, afirmou o vereador.

A expectativa é que, ainda neste primeiro semestre as turmas estejam em pleno funcionamento. O levantamento feito pela diretora da escola aponta que, pelo menos 100 alunos serão contemplados com o ensino médio, formando as duas primeiras turmas a atender as comunidades do Arapiuns.

 

Deixe uma resposta