Vereador busca parceria para organizar ação de saúde que atenderá animais que conduzem carroças em Santarém

Esta foi a segunda reunião realizada para debater sobre os maus tratos aos animais que são utilizados no serviço de transporte de materiais em carroças e a possível extinção da atividade.

Além dos carroceiros, participaram da reunião liderada pelo vereador Júnior Tapajós, PL, a secretária de saúde, Dayane Lima e representantes da SEMMA. Em pauta, a necessidade de se combater os maus tratos e propor aos carroceiros uma ação de saúde para os animais, uma forma de avaliar a real situação a que estão sendo submetidos. Serviços como: vacinação e consulta médica, destinadas ao animais e palestras de conscientização aos carroceiros, para que ajudem no combate aos maus tratos, mas que também entendam a necessidade de migrar para outras fontes de renda, uma vez que a extinção do serviço já é uma realidade em outros Estados do Brasil e logo chegará a Santarém.

Vereador busca parceria para organizar ação de saúde que atenderá animais que conduzem carroças em Santarém

Segundo o vereador Júnior Tapajós, autor do projeto de lei que pede a extinção do serviço de tração animal em Santarém, não se trata de tirar a fonte de renda desse pais de família, mas sim de trabalhar antecipadamente para que essas pessoas não sejam surpreendidas por uma Lei Federal ou uma determinação judicial.

Tapajós disse ainda que, um trabalho de levantamento de possíveis cursos profissionalizantes foi feito pela equipe técnica de seu gabinete e que serão realizadas no dia da ação, afim de fomentar o interesse desses profissionais a buscarem novas alternativas de trabalho ou até mesmo verificar a possibilidade de substitui os animais por bicicletas adaptadas, que são chamados “cavalos de lata”.

Como encaminhamento da reunião, ficou definida que a ação de saúde voltada para os animais e as orientações para os carroceiros, será agendada para o início do mês de fevereiro.

 

 

Deixe uma resposta