Vereador Júnior Tapajós recebe de lideranças do PAE Lago Grande o Manifesto de Cuipiranga resultante da I Romaria do Bem Viver

No final da tarde desta terça-feira, 26, o vereador Júnior Tapajós, (PL), recebeu a visita de jovens da Pastoral da Juventude do PAE Lago Grande, Resex Tapajós/Arapiuns, que entregaram ao parlamentar O Manifesto de Cuipiranga I Romaria do Bem Viver, realizada no dia 19 deste mês, na praia de Cuipiranga e que reuniu mais de 1300 pessoas de 144 comunidades do PAE Lago Grande.

Vereador Junior Tapajos recebe de lideranças do PAE Lago Grande o Manifesto de Cuipiranga resultante da I Romaria do Bem Viver

O grande objetivo desse manifesto foi informar que o PAE Lago Grande é contra a exploração de minérios, pela Alcoa, naquela área. As lideranças solicitaram do vereador um posicionamento em relação a esta bandeira de luta, sendo Júnior Tapajós filho da região e defensor das causas indígenas e ribeirinha.

Em sua fala, Júnior Tapajós deixou claro que, nenhum empreendimento deste porte entrará na região sem o consentimento dos comunitários, existe todo um processo para que de fato isso acontece e todos eles dependem da vontade das comunidades. O vereador afirmou ainda que antes de tudo é necessário se ponderar os fatores positivos e negativos da exploração de minérios na região, levando em consideração a bandeira de luta dos povos que ali moram, mas também o desenvolvimento que eles precisam.

“Precisamos pensar em cuidar sim do nosso meio ambiente, mas também precisamos pensar que os jovens dessas comunidades que hoje buscam conhecimentos nas universidades de Santarém, logo buscarão um lugar no mercado de trabalho e para isso precisamos que o desenvolvimento chegue cada vez mais em nosso município e nas regiões ribeirinhas, dando assim condições para que essas pessoas possam ir adiante”, disse o vereador.

Tapajós garantiu ainda que o seu compromisso com as bandeiras de luta em prol do meio ambiente continua firme, e que o movimento pode contar com seu apoio, porém é necessário seguir discutindo alternativas de geração de emprego e renda para nossa região.

 

Deixe uma resposta